![]() |
Foto: Divulgação/Ascom Flister |
A cidade de Santa Teresinha vai viver um marco histórico nos dias nesta sexta-feira (19) e sábado (20) com a realização da primeira edição da Feira Literária de Santa Teresinha (Flister). O evento, totalmente gratuito, reunirá palestras, mesas literárias, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e shows musicais, inserindo o município no circuito literário do estado.
Com o tema “Rio que corre em mim: palavras, saberes e identidades no Piemonte do Paraguaçu”, a Flister celebra a importância do Rio Paraguaçu para a cultura da região e homenageia o ator e escritor Lázaro Ramos, referência nacional e inspiração para jovens do interior.
Entre os convidados especiais da programação estão nomes de grande relevância da literatura brasileira contemporânea, como Socorro Acioli, autora de obras como A Cabeça do Santo e Oração para Desaparecer. É Reconhecida como uma das vozes mais singulares da literatura na atualidade.
Outro destaque é o mestre Bule Bule, poeta, repentista, cordelista, cantor e compositor baiano, considerado um dos maiores representantes vivos da cultura popular nordestina.
Além disso, a feira contará com a presença de autores como Kalypsa Brito, Vanusa Freire, Anderson Shon, Jessika Oliveira, Lucas de Matos, Paloma Amado, Dadá, Clarindo Silva, entre outros. No campo das artes cênicas e musicais, o evento também trará Karla Cajaíba, Nayara Garrido, Raylan Souza, além da tradicional Lavagem da Flister, com grupos culturais como Samba Maragogó (Maragogipe), Samba do Machucador (Cruz das Almas) e Os Mandus (São Gonçalo dos Campos).
Entre os grandes momentos está a participação do cantor Del Feliz, conhecido como o “embaixador do forró”. Além de integrar a programação musical, ele será homenageado com o título de cidadão de Santa Terezinha, em reconhecimento à sua trajetória e à valorização das tradições nordestinas.
A Flister é uma iniciativa do Instituto Mafuá, organização criada e liderada por jovens negros da cidade que apostam na arte, na educação e na cultura popular como ferramentas de transformação social. “Representatividade importa, e a nossa juventude acredita na força da literatura e da cultura como caminhos de mudança. Esse é o espírito da Flister”, destacou Danilo Santana, idealizador do projeto.
A realização conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Bahia Literária. O projeto também tem parceria do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), com cobertura da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia, garantindo ampla visibilidade ao evento.
Com sua primeira edição, a Flister nasce como um espaço de encontro entre literatura, identidade e música, firmando-se como um novo ponto de referência cultural no interior da Bahia.