![]() |
Foto: Divulgação |
O cantor Edcity anunciou, nesta terça-feira (16), o retorno aos vocais da tradicional banda de pagode baiano Fantasmão, que completa 20 anos em 2025. A volta aos palcos já tem data marcada: o grupo fará um show gratuito a partir das 16h de domingo (21), na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador.
“Fantasmão é uma banda que tenho muito carinho, que surgiu de um sonho meu, de levar a realidade das periferias e de toda a população para o mundo. Retornar agora, com essa turnê de celebração pelos 20 anos do grupo, tem um sabor ainda mais especial”, contou Edcity.
Criado em Salvador, em 2006, por Edcity e o empresário Franco Daniele, o grupo nasceu com o intuito de trazer algo inovador ao cenário musical. Desde o início, apostou no que chamou de "groove arrastado" — ritmo derivado da fusão entre samba, pagode, reggae, rock e rap/ hiphop, sem o uso de cavaquinho e com presença de DJ nos shows.
O visual da banda também é uma marca registrada: os integrantes usam mortalhas e pintura branca no rosto. O estilo remete à banda de rock Kiss, mas com significado próprio e cultural.
Em 2009, o Fantasmão foi apontado como uma das grandes revelações do Carnaval baiano, com a música "Kuduro", que teve forte repercussão em Salvador e projeção nacional. Também fizeram sucesso com "Não vá que é barril", "Quebre igual negona" e "Conceitos" — hits que ficaram marcados na Bahia.
Em agosto desse mesmo ano, Eddye (como era conhecido) deixou a banda para iniciar carreira solo como Edcity. Após a saída, a Fantasmão passou por novas formações. Entre 2010 e 2015, por exemplo, o grupo foi "comandado" pelo cantor e compositor Tierry.