Fotos: Lucas Rosário/Secult BA

As tradições e identidades culturais do Recôncavo Baiano serão celebradas neste sábado, 13 de setembro, com a Cerimônia de Premiação do Conectar Cultural, marcada para às 16h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Na ocasião, cinco projetos selecionados em chamada pública inédita receberão R$ 100 mil cada, totalizando R$ 500 mil em investimentos destinados à valorização e preservação dos saberes e práticas da região.

Segundo os organizadores, a iniciativa registrou 105 inscrições, que passaram por criteriosa avaliação baseada na relevância cultural, trajetória dos grupos e viabilidade das propostas. Os contemplados terão acompanhamento por seis meses, além da inclusão em uma publicação física e digital trilíngue, com conteúdos multimídia e QR codes, destinada a se tornar referência acadêmica sobre a cultura do Recôncavo.

A cerimônia contará com a presença de Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia; Thiago Freire Guth, presidente da Neoenergia Coelba; além de representantes de instituições parceiras como IPAC, UFRB, Secult-Bahia, UFBA e UNEB. O evento terá ainda apresentação do Coral do Recôncavo, em performance voltada às matrizes afrodescendentes.

Renata Chagas destacou que apoiar projetos como o Conectar Cultural é fundamental para o fortalecimento das identidades e para a criação de novas oportunidades de transformação social. “É parte fundamental do nosso compromisso ampliar, cada vez mais, o alcance e o impacto social dos nossos programas e projetos, transformando o conhecimento em patrimônio vivo que resiste e ultrapassa gerações”, afirmou.

Antes da seleção, o programa promoveu encontros em seis cidades do Recôncavo – Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Saubara, Maragogipe e São Francisco do Conde – reunindo cerca de 250 participantes. As atividades buscaram ampliar a adesão dos grupos culturais, oferecer orientações técnicas e garantir um processo transparente e inclusivo.

O Conectar Cultural é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, o Instituto Neoenergia e o Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), com patrocínio da Neoenergia via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio de instituições baianas como a SECULT, FUNCEB, IPAC, CCPI, IPHAN, UFBA, UFRB, UNEB e Fundação Hansen Bahia.