Aproximadamente 8 mil ligações irregulares de energia na Bahia, os famosos “gatos”, foram identificados pela Neoenergia Coelba durante o mês de agosto, uma média de 254 “gatos de energia” por dia. No acumulado do ano, foram constatadas cerca de 81 mil fraudes, aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024.

De acordo com a Coelba, a energia recuperada com essas ações totalizou 331 milhões de quilowatts-hora, suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências durante 15 dias. As irregularidades foram registradas em todas as regiões do estado e em todas as classes de clientes, incluindo residenciais, comerciais, industriais e rurais.

A distribuidora afirma que investe em inteligência de dados para monitorar o consumo e identificar possíveis fraudes, com inspeções de campo para confirmar ligações clandestinas.

“Por mais que os fraudadores desenvolvam mecanismos para tentar esconder as irregularidades, nós iremos achar. Possuímos equipes preparadas, equipadas com tecnologias avançadas que conseguem identificar quando há uma incompatibilidade no consumo de energia e uma potencial ligação clandestina. Em campo, nossos profissionais passam por treinamentos constantes para também identificarem fraudes durante os serviços”, destaca o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo.

Crime e denúncia

O furto de energia é considerado crime pelo artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Além de ilegal, a prática coloca em risco a vida da população e pode prejudicar o fornecimento de energia, ocasionando interrupções.

Em nota enviada ao Blog do Valente, a Coelba informou que é importante a população denunciar fraudes de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site www.neoenergia.com/bahia