A partir da próxima segunda-feira (1º), a Rede SAC dará início a um projeto-piloto de atendimento por ordem de chegada para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida atende a pedidos da população e será implantada inicialmente em seis postos e quatro pontos do SAC na Bahia.
Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu atenderão por ordem de chegada apenas no turno da tarde, com entrega de senhas a partir das 11h — exceto o Barra, que iniciará às 12h. No período da manhã, o atendimento continua exclusivamente por agendamento via portal ou aplicativo ba.gov.br. No interior, os postos de Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus também funcionarão nesse formato vespertino, com senhas a partir das 11h, mantendo o sistema de agendamento durante a manhã.
Já os Pontos SAC de Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estêvão adotarão o atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente, com distribuição de senhas a partir das 7h (8h em Pilão Arcado).
O governo lembra que a CIN só será obrigatória a partir de março de 2032, mas já há grande procura pelo documento, o que tem gerado dificuldade para encontrar horários disponíveis de agendamento. A primeira via da CIN é gratuita para todos os cidadãos, em qualquer tempo. O documento unifica o número de identificação ao CPF e permite incluir dados complementares, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, informações médicas (como TEA e deficiências), além de tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.
Para solicitar a CIN, é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou de estado civil atualizada.