![]() |
O baiano de 48 anos trabalha como reciclador de materiais recicláveis na rua. Ele concilia o trabalho com os treinos, levantando às 4h da madrugada para correr.
Segundo reportagem publicada pelo g1 Bahia, José Nino nasceu na cidade de Nova Soure, mas foi levado pela família para morar em São Paulo ainda bebê. Há cerca de 20 anos, ele passou a se interessar pela corrida, e o esporte se tornou uma paixão. Os treinos são feitos com a ajudar de um treinador nas ruas de São Paulo e no Centro Olímpico da cidade. O reciclador já participou de provas de meia-maratona e maratonas. A partir daí teve a ideia de realizar o percuso saindo de São Paulo até a Bahia.
Apesar da preocupação da família, José Nino persistiu e colocou o plano em prática. Na primeira tentativa, e, 2020, ele conseguiu completar o percuso de São Paulo até Nova Soure em 27 dias. Desta vez, a meta era alcançar a cidade natal em 24 dias, algo que foi concluído com sucesso.
A recepção na cidade foi uma grande festa. O atleta também foi atendido em uma unidade de saúde, onde realizou exames, recebeu soro, e em seguida foi liberado. Agora, a meta é descansar, e depois de alguns dias, retornar para São Paulo, só que de ônibus.