Salvador e mais 37 cidades baianas estão sob alerta amarelo de acumulado de chuva na manhã desta sexta-feira (1º), conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os municípios em perigo potencial estão no Nordeste Baiano, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Sul Baiano.
A expectativa é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia - a intensidade varia entre forte até extrema. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
A orientação é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Devido aos ventos fortes e mar agitado, a Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa nesta manhã. O serviço foi interrompido por volta das 5h30. A informação foi confirmada pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). A opção para quem precisa realizar a travessia é o Sistema Ferry-Boat.
Confira lista:
Araçás
Aratuípe
Cachoeira
Cairu
Camaçari
Camamu
Candeias
Cardeal da Silva
Conde
Dias d'Ávila
Entre Rios
Esplanada
Igrapiúna
Ilhéus
Itacaré
Itanagra
Itaparica
Ituberá
Jaguaripe
Lauro de Freitas
Madre de Deus
Maragogipe
Maraú
Mata de São João
Nazaré
Nilo Peçanha
Pojuca
Salinas da Margarida
Salvador
Santo Amaro
São Francisco do Conde
São Sebastião do Passé
Saubara
Simões Filho
Taperoá
Uruçuca
Valença
Vera Cruz