![]() |
Foto: Divulgação/Paróquia Maria Auxiliadora – Jaguaquara |
O deputado estadual Hassan (PP) protocolou na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei para tornar os festejos da Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da cidade de Jaguaquara, patrimônio cultural imaterial do estado. A proposta foi publicada no diário oficial da Casa nesta terça-feira (12).
A data católica é celebrada em 24 de maio, dia de feriado municipal. Segundo o projeto, o objetivo é fortalecer, promover e incentivar a difusão de uma das mais antigas tradições locais, garantindo sua continuidade e preservação. Realizada anualmente, a festa é expressão cultural e religiosa da comunidade local, mas atrai pessoas de diversas regiões da Bahia. Isso, segundo o parlamentar, gera impactos econômicos e sociais, como formação de vagas temporárias e incentivos para vários setores do comércio.
Jaguaquara fica no sudoeste do estado e tem cerca de 47 mil habitantes. Vizinha de Jequié, onde Hassan nasceu, o município fica a 330 quilômetros de Salvador. A cidade é destino de turismo ecológico e faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro.