Em um passo histórico para a democratização do acesso à Justiça, o município de Castro Alves, no interior da Bahia, tornou-se o primeiro do estado a descentralizar os serviços de perícias médicas da Justiça Federal. A iniciativa foi oficializada nesta sexta-feira (11), com a assinatura de um termo de autorização no Fórum local, abrindo caminho para a implementação de um novo modelo que deverá ser replicado em todo o país. A descentralização permitirá que cidadãos escolham onde realizar suas perícias médicas e outros atos processuais, diminuindo custos com deslocamentos, reduzindo o tempo de espera e promovendo mais dignidade, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Anteriormente, o posto avançado da Justiça Federal em Castro Alves atendia a 15 municípios. Com a nova medida, mais de 30 cidades da região passarão a ser beneficiadas, ampliando o atendimento a uma população superior a 500 mil pessoas.
O avanço foi viabilizado por meio da atuação do ministro nomeado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Carlos Brandão, que já havia visitado Castro Alves em ocasiões anteriores, movido por sua devoção a Santa Dulce dos Pobres. Em sua última visita à cidade, durante um momento de gratidão, Dr. Brandão foi sensibilizado por uma conversa com o superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, que destacou sua satisfação com a descentralização.
“A sensibilidade foi dele, a decisão foi dele, mas fico muito feliz de ter contribuído com esse diálogo que vai mudar a vida de milhares de pessoas na nossa região”, afirmou Thiancle Araújo.
A articulação contou ainda com o apoio fundamental do desembargador baiano Nilson Castelo Branco, filho de Castro Alves e grande defensor do município. Em reconhecimento à sua contribuição, Dr. Carlos Brandão recebeu o Título de Cidadão Castroalvense, concedido por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
O evento contou com a presença de autoridades como o desembargador federal Dr. César Jatahy, a desembargadora baiana Dra. Mari Neuza, o juiz federal de Feira de Santana, Dr. Gabriel, o juiz de Castro Alves, Dr. Leonardo, do prefeito de Castro Alves, Jadson Soares, além de outros prefeitos e vereadores de diversos municípios. Após a cerimônia no Fórum, foi celebrada uma missa no Santuário de Santa Dulce, presidida por Padre Raimundo.