A Câmara Municipal de Salvador homenageou o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco com a Medalha Thomé de Souza. A honraria, proposta pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), foi entregue em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (7). O Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Julio Travessa, e o 1º Vice-Presidente, Juiz Eldsamir Mascarenhas, estiveram presentes no evento. 


“É uma grande honra. Estou muito orgulhoso em receber essa medalha tradicional, que vai enriquecer a minha biografia”, disse Castelo Branco. “Agradeço ao presidente desta Casa, Carlos Muniz, por essa iniciativa”, frisou o presidente do TJ-BA. 

Ele avalia que as Câmaras Municipais são, dentre todos, “os parlamentos mais autênticos do Brasil”. Segundo ele, “os vereadores têm contato direto com a sociedade civil”.


Em seu pronunciamento, Muniz destacou a importância do homenageado para a Justiça baiana. “É com grande honra e satisfação que estamos reunidos aqui para conceder a Medalha Thomé de Souza a uma figura notável, o desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça do nosso estado. Esta homenagem é mais do que justa, pois é um reconhecimento da sua contribuição à comunidade jurídica em nosso estado e também à sociedade baiana”, disse.

Ele também pontuou aspectos da trajetória do desembargador. “É importante ressaltar que ele adquiriu conhecimento teórico, na pesquisa e na prática. O homenageado serviu de maneira exemplar em várias esferas do campo jurídico”, destacou Muniz.

Personalidades 

Fizeram parte da Mesa da Sessão Solene: o Vice-Governador, Geraldo Júnior; o Procurador-Geral da República, Augusto Aras; a Procuradora-Geral do Ministério Público da Bahia, Norma Cavalcanti; o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco de Souza Andrade Neto; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Roberto Maynard Frank; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Jeferson Muricy; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Marcus Vinícius Presídio; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Bahia), Daniela Borges; o Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Júlio Travessa; o Procurador Augusto Aras; o Prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo e o Presidente da Câmara de Castro Alves, Josemir Mota. 


A Mesa Extensora foi formada pelo Capitão de Fragata Vitor Leal, representando o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cambra; pelo Desembargador Lourival Trindade, representando a Academia de Letras Jurídicas da Bahia; por Patrícia Saback, representando a Procuradora-Geral do Estado, Bárbara Camardelli; pela Subdefensora Pública Geral, Soraia Ramos, representando a Defensora Pública Geral, Firmiane Venâncio; pelo Major Esteves, representando o Comandante da 6ª Região Militar, General Guedon; pela Tenente Joice, representando o Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Guimarães; pelo Coronel Fernando Portugal, representando o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho; pelo Tenente Coronel Ramon Diego, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Adson Marchesini; e pelo Presidente da Câmara Municipal de Castro Alves, Josemir de Oliveira Mota.


Estiveram presentes, por parte do TJBA: os Desembargadores Gardênia Pereira Duarte, Cynthia Maria Pina Resende, Adonias Aguiar, Baltazar Miranda Saraiva, José Alfredo Cerqueiro da Silva, Pedro Guerra, Lisbete Maria Teixeira de Almeida Cézar Santos, Ivone Bessa Ramos, Maurício Kertzman Szporer, Abelardo Paulo da Mata Neto, José Soares Ferreira Aras Neto, Manuel Carneiro Bahia de Araújo, Mário Albiani Júnior, Lidivaldo Reaiche Brito, Salomão Resedá, José Jorge Barreto da Silva, Paulo Bandeira de Melo, Cássio Miranda, Rolemberg José Araújo Costa e Geder Luiz Rocha; o Desembargador aposentado Lourival Trindade; os Juízes Assessores Especiais da Presidência Ícaro Matos, Rita Ramos e Sadraque Rios; a Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Silva Andrade; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento Ferreira; a Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína de Castro; o Secretário Judiciário, Marcos Vinicio Brasil Alcântara; o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri Franco; o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Vivas; a Secretária da Presidência Victoria Martins, entre outros magistrados e servidores.