Governo e pesquisadores descartam problemas com vacina contra HPV
O Ministério da Saúde defendeu o resultado da avaliação de uma equipe de médicos da Universidade de São Paulo (USP) sobre o caso de reações adversas a vacinas contra HPV em jovens no Acre.
Segundo os profissionais, os pacientes tiveram uma crise “psicogênica”, e não um problema em decorrência da substância aplicada na imunização.
A apresentação ocorreu nessa semana, em Rio Branco, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa do estado.
Mais de 80 jovens apresentaram diversos sintomas após tomar a vacina, dando origem a suspeitas disseminadas em redes sociais.
A equipe de médicos da USP selecionou 12 jovens e observou-os para avaliar a condição médica. O diagnóstico não indicou qualquer reação à substância, mas o que definiram como “crise não-epilética psicogênica”.
Os sintomas teriam emergido em razão de um conjunto de fatores, desde o receio em relação à própria vacina até condições socioeconômicas. A crise se espraiou entre as pessoas da região.
“Esta doença ocorre em razão de um conjunto de problemas psicossociais. O fator estressante emocional é a vacinação. Não apenas o ato da vacinação, mas a crença compartilhada por aquele grupo de que a vacina pode ser perigosa. Essa apreensão provoca nas pessoas que já são vulneráveis o surgimento dos sintomas, que são agravados por estímulos que vão reforçando a ocorrência das crises”, disse o médico da USP Renato Luiz Marchetti.
Segundo ele, essa reação já foi verificado em relação a outros tipos de vacina, como as para o vírus H1N1, malária e tétano.
Nesses casos, houve também um espraiamento “a partir da crença compartilhado de que tem algo acontecendo”.
Agência Brasil
Deixe seu comentários
NEM TE CONTO

Jacaré do É O Tchan surge de uniforme trabalhando como policial no Canadá
portbahiadez10 - 06 de dezembro de 2019 - 02:59:53Morando no Canadá com a família desde 2016, em busca do sonho de um futuro melhor, Edson Cardoso, conhecido como…

Maragogipe: TJ-BA decide que Câmara pode dar seguimento a processo que pode cassar vice-prefeito
portbahiadez10 - 06 de dezembro de 2019 - 02:56:05O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reformou uma decisão de 1° grau que suspendia processo político-administrativo conduzido pela Câmara…

‘Oi, Segunda’: La Fúria realiza primeira edição dos ensaios de verão
portbahiadez10 - 06 de dezembro de 2019 - 02:46:26A banda La Fúria antecipa o clima de curtição na capital baiana com a realização da primeira edição da festa…