Category Archives: Municípios

Carga com 750 mil maços de cigarros sem nota fiscal é apreendida no sudoeste

Foto: PRF/Divulgação

Uma carga com 750.000 maços de cigarros com nota fiscal irregular, foi apreendida no domingo (2) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

De acordo com a polícia, a mercadoria embarcada em uma carreta no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tinha como destino final a cidade de Salvador. A carga foi avaliada em aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Ainda segundo informações da PRF, a apreensão ocorreu na BR-116, durante uma abordagem a um caminhão com placas do Rio de Janeiro, no Km 830 da rodovia.

Ao abrir o compartimento de carga do veículo, os agentes encontraram centenas de caixas de papelão com os pacotes de cigarro de origem nacional e após questionar sobre a mercadoria, o condutor do veículo apresentou uma nota fiscal emitida de forma fraudulenta.

Ele também informou aos policiais que recebeu R$ 13 mil reais como pagamento pelo serviço de transporte dos cigarros.

A carga foi encaminhada à Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), para regularização fiscal, o que inclui o pagamento de tributos e multas. Com ás informações do G1/Bahia.

Trem de carga bate em caminhonete

Um trem de carga e uma caminhonete bateram na noite de domingo (2), no distrito de Salgadalia, no município de Conceição do Coité, a cerca de 235 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Civil, ninguém ficou ferido.

De acordo com a polícia, o caso ocorreu por volta das 21h30, quando o motorista do carro, que estava sozinho no veículo, tentava cruzar a linha férrea. Por causa do impacto, a caminhonete ficou destruída.

Equipes da Polícia Militar foram ao local e levaram o motorista até a delegacia da cidade. Após ser ouvido, o homem, que não teve a identidade divulgada, foi liberado.

Fonte:G1 Bahia.

Helicóptero com deputados faz pouso de emergência em campo de futebol no sul da Bahia

Um helicóptero que levava os deputados estaduais Diego Coronel (PSD) e Vitor Bonfim (PL) precisou fazer um pouso forçado em um campo de futebol, na cidade de Itacaré, no sul da Bahia, por causa do mau tempo. Ninguém ficou ferido.

Segundo o administrador de Taboquinhas, distrito onde aconteceu o caso, José Washington, o caso aconteceu por volta das 13h de sábado (1°). O piloto do helicóptero, major Fabrício, decidiu fazer o pouso, por causa da chuva com neblina.

De acordo com José Washington, o piloto e os deputados estaduais, que estavam em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, esperaram cerca de 1h30 até o tempo melhorar, e seguiram para Salvador.

Fonte:G1 Bahia.

Tremor de terra é registrado no município de Amargosa

O Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou nesta segunda-feira (3) um tremor de terra de magnitude preliminar 1,4 mR ocorrido no último sábado (1º) na cidade de Amargosa, no recôncavo baiano.

Amargosa é o quinto município somente neste ano a sofrer um abalo sísmico. No total, ocorreram seis tremores de terra na Bahia em 2021. Anteriormente, outros foram registrados em Dias D’ávila, Jacobina, Itagibá e Jaguarari. A maior magnitude foi de 2,6 mR. (Fonte: Metro1)

Ex-funcionários do Hospital Regional de Castro Alves cobram pagamento de verbas rescisórias em Salvador

Ex-funcionários do Hospital Regional de Castro Alves protestam na manhã desta terça-feira (20), na frente da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A categoria afirma que eles foram demitidos há cinco meses e ainda não receberam as verbas rescisórias.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), além do pagamento das verbas rescisórias, alguns ex-funcionários também não receberam parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Em dezembro, os donos da empresa APMI foram presos por irregularidades. Não só ele, mas um preposto da Sesab e respingou para os trabalhadores. Esses trabalhadores, desde dezembro, não receberam suas verbas rescisórias, não receberam seu FGTS, apesar que ainda têm parcelas em aberto e fica essa dança de rato”, disse Adauto Silva, um dos representantes do Sindsaúde.

De acordo com Aduato Silva, a situação preocupa, porque os ex-funcionários estão impedidos de solicitar o auxílio emergencial e não podem acionar o seguro-desemprego.

“A empresa dizendo que não tem dinheiro para pagar devido ao governo do estado segurar o dinheiro dele e o governo do estado dizendo que não deve nada a empresa. Nesse caso, os trabalhadores não podem dar entrada no auxílio emergencial, não podem buscar o seguro-desemprego, porque a carteira está assinada, não foram dado baixas”, contou.

Equipes da Polícia Militar acompanham o ato.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia e aguarda um posicionamento do órgão sobre o caso.

Com às informações G1 & fotos: Leandro Alves / Bahia10.com.br

Polícia Civil de Iaçu investiga falsa biomédica e cumpre dois mandados de busca e apreensão em clínicas clandestinas

Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Iaçu, cumpriram, neste último sexta-feira (16), dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Iaçu e Itaberaba. Segundo o Delegado de Polícia que preside as investigações, Thiago Costa, uma mulher está sendo investigada por exercer ilegalmente a função de biomédica. Ainda de acordo com as investigações, diversas vítimas registraram ocorrência ao longo desse ano de 2021 alegando terem sido lesionadas fisicamente, após terem realizado tratamento estético com uso de fortes substâncias químicas. No local onde funcionava a clínica, na cidade de Iaçu, os Policiais Civis encontraram cadernos de anotações com recibos de pagamentos de pacientes, notas promissórias, diversas substâncias químicas que serão encaminhadas para perícia, além de contratos de prestação de serviço onde a suposta esteticista se identifica como Biomédica. As consultas e tratamentos eram pagos em dinheiro pelas vítimas e, segundo elas, os tratamentos eram de altíssimo valor.  A investigada não foi localizada pela Polícia e o material apreendido será encaminhado para perícia.

Castro Alves recebeu a visita do prefeito de Dom Macedo Costa para conhecer a experiência da Sala do Empreendedor

O Prefeito do município de Dom Macedo Costa, no Recôncavo baiano, Egnaldo Piton (Guito), Acompanhado da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Mara Borges, esteve em reunião na manhã desta sexta-feira (14), com o Presidente do Consórcio de Infraestrutura do Território do Recôncavo, Thiancle Araújo, Prefeito Municipal de Castro Alves, para conhecer de perto a importância da implantação da Sala do Empreendedor no município.

A Sala do Empreendedor é um espaço único da prefeitura municipal de atendimento ao empreendedor e com parceiros estratégicos. Disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades, dentre outros serviços. Tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. Ela precisa ser o espaço de referência do empreendedor, um lugar de relacionamento entre a prefeitura municipal junto à sociedade, além de criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e desenvolvimento dos pequenos negócios no município.

Na oportunidade esteve presente na reunião a agente de desenvolvimento Tássia Ribeiro, que apresentou as ações da Sala, e o chefe de gabinete Mário Bastos.

Com às informações & fotos: Leandro Alves/Bahia10.com.br