Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira (13) que espera a queda da taxa de ocupação hospitalar para abaixo de 75% até o próximo sábado (18), tanto em Salvador como na média de todo o estado. Em balanço sobre a pandemia na Bahia, feito via Instagram, o governador informou que a taxa em UTIs está em 78% em todo o estado e 79% na capital, onde atingiu 81% na semana passada.

“Os números já começam, graças a Deus, a diminuir”, comentou. Rui Costa ressaltou que 12 cidades completaram 14 dias sem nenhum caso novo de Covid-19. Nesta segunda, Rui teve reunião com 16 prefeitos. Um dos temas da conversa foi a recomendação de se antecipar a internação logo nos primeiros sintomas para evitar que mais casos se agravem.

Segundo disse o governador, até sábado 40 leitos para Covid-19 serão abertos em Feira de Santana, com a inauguração do Hospital Clériston Andrade 2. “Ontem abrimos mais 10 leitos em Vitória da Conquista e autorizamos, até o final da semana, abrir mais 10”, acrescentou.

Na capital, a rede SUS terá mais 70 leitos de UTI – 20 serão criados na Hospital de Campanha da Fonte Nova e outros cinquenta virão da rede municipal. “Não deixando crescer a demanda com certeza a gente vai baixar a ocupação hospitalar”, comentou Rui.