Em breve 28 municípios baianos contarão com o sinal 4G e conexão fibra ótica. A novidade é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Anatel e a TIM. Para desfrutar da tecnologia basta ter um celular 4G, que possibilitará ligações em alta definição, o tempo para efetuar a ligação passa de oito para dois segundos, o gasto de bateria é reduzido, além da maior qualidade do serviço.

A previsão é que o sinal 4G e a conexão de fibra ótica estejam disponíveis em Varzedo, Barra, Ipecaetá, Itapicuru, Macajuba, Nova Ibiá, Pedrão, Quijingue, Tanhaçu e Várzea da Roça, até o final de 2020. Até junho de 2021 os serviços serão ativados em Jaguaribe, e até dezembro de 2021 os serviços serão ativados em Caetanos, Caldeirão Grande, Dário Meira, Manoel Vitorino, Muquém do São Francisco, Piripá, Rodelas, São Desidério e Vereda.

Outros municípios serão beneficiados com a ampliação do sinal 4G com a frequência de 700 MHz. Esses benefícios chegarão até julho de 2021 em Gandu, Itambé, São Gonçalo dos Campos e Ubaitaba. Já Cândido Sales, Cícero Dantas, Livramento de Nossa Senhora e Piatã serão conectados com fibra ótica, até junho de 2021.

O TAC com o Grupo Tim, possibilitando esses benefícios, foi aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, em sua versão final, no dia 18 de junho. O valor a ser investido será de aproximadamente R$ 639 milhões de reais. Segundo Leandro Guerra, diretor de relações institucionais da TIM Brasil, a partir de 2022 e 2023 outros municípios da Bahia terão cobertura 4G e também serão conectados com fibra ótica.

Fonte: Tribuna do Recôncavo