(AFP)

O Brasil já acumula mais de 20 mil mortes por causa da covid 19, sendo 1.188 registradas apenas na última quinta-feira (21). Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, os brasileiros consideram que o presidente Jair Bolsonaro é o maior responsável pelo alto número de vítimas fatais e casos registrados no país.

Bolsonaro minimizou o vírus desde o primeiro momento, chamando-o de gripezinha e resfriadinho. Mesmo somando dezenas de milhares de mortes, o presidente continua desestimulando o confinamento, maneira mais eficaz de impedir a circulação do novo coronavírus.

Divulgado pela revista Veja, o levantamento foi concluído nesta semana, quando o país entrou para o clube dos países com mais de 1.000 mortes diárias na pandemia, e mostra que Bolsonaro é identificado pelos brasileiros como o grande responsável pelas mortes dos brasileiros.

Entre os dias 15 e 19, o Instituto Paraná Pesquisas perguntou a 2.258 brasileiros das 27 unidades da federação: “Em sua opinião, quem é o maior responsável pelas mortes causadas pelo coronavírus no Brasil?”

Bolsonaro foi apontado como o grande responsável por 35,1% dos entrevistados. Em segundo nas citações estão os governadores, lembrados por 12,7% dos entrevistados.

O STF (5,6%) e o Congresso (3,2%), inimigos do bolsonarismo, aparecem bem abaixo e até a China, alvo dos ataques de Eduardo Bolsonaro, do chanceler Ernesto Araújo e de Abraham Weintraub, foi citada por 4%. (Correio24hrs*)