WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

 




(71) 98769-3230

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Castro Alves atinge meta de índice de desenvolvimento da educação básica e comprova qualidade do ensino

Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgou o resultado da apuração nacional do ano de 2019. O estudo é realizado pelo Governo Federal, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a cada dois anos, e mediante realização de aplicação de uma prova, são analisados os índices de aprovação, taxa de abandono escolar e também descritores de língua portuguesa e matemática.

Castro Alves foi o 10º município entre os que atingiram a meta que mais cresceram na Bahia nos anos finais (6º ao 9º ano), chegando a 22, 9% de 2017 para 2019. Na Bahia, já entre as escolas de anos iniciais, 73 dos 417 municípios atingiram a meta Ideb. Castro Alves foi o 18º município entre os que atingiram os números estabelecidos para alunos 5º ano, sendo também uma das cidades que mais cresceu percentualmente na Bahia.

Desde 2017, última apuração, houve um crescimento de 13,6%. Em todo recôncavo, Castro Alves é o segundo município com o melhor resultado no Ideb 2019. Isso significa que, os fatores que compõem a nota Ideb, estão sendo gerenciados de forma eficaz, com foco na melhoria do ensino e aprendizagem.

Na rede Estadual também, os números mostram que a aprendizagem e a aprovação dos estudantes ainda têm menor desempenho conforme os alunos avançam no sistema de ensino. Nas redes sociais, o governador da Bahia comemorou o desempenho da Bahia:

“Boa notícia! A rede estadual de ensino da #Bahia teve um crescimento maior que a média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, divulgado hoje. Nossa nota no Ensino Médio aumentou 18,5%, o segundo maior crescimento do #Brasil, atrás apenas do Paraná. Este resultado é fruto de grandes investimentos em novas escolas, formação de professores e gestores, monitorias e fortalecimentos de projetos para melhorar cada vez mais a educação de milhares de crianças e jovens. Nós seguimos trabalhando para que os estudantes baianos olhem para o futuro com muita confiança e determinação. A educação transforma vidas!”, publicou Rui Costa.

Prefeito deve anunciar nesta sexta (18) abertura gradual das praias

(Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)

O prefeito ACM Neto afirmou nesta quinta-feira (17) que a liberação parcial das praias está próxima – o anúncio deve acontecer nesta sexta (18). Ele lembrou, contudo, que esse início será feito de maneira gradual, longe de um liberação geral de acesso.

“Vamos ter, provavelmente, novidades importantes amanhã. Pessoas que estão nessa angústia, ansiedade, em relação por exemplo à reabertura das praias vão ver que as coisas vão começar a acontecer. Talvez não como todo mundo deseje, porque a gente desejaria o ‘liberou geral’, mas não vai poder. Vai ser dado mais um passo na direção dessas flexibilizações, como temos feito toda semana, com cuidado, consistência, e não por conta de pressões”, afirmou Neto, durante evento de inauguração de mais um Prato Amigo.

Neto falou sobre protestos de ambulantes que tiveram a renda comprometida por conta do fechamento das praias. “Incluímos os comerciantes cadastrados no programa Salvador por Todos e eles estão recebendo desde o mês de abril o apoio de R$ 270 por mês da prefeitura. Encaminhei para a Câmara pedido de autorização para estender esse pagamento para dezembro. Muitos ambulantes foram incluídos no programa de distribuição de cestas básicas”, destacou.

Hoje, o prefeito terá uma reunião com a equipe técnica de protocolos sobre a reabertura das praias. “É muito provável que amanhã tenhamos alguns anúncios. Estamos em fase de fechamento do protocolo de reabertura das praias. Será lenta e gradual. Já vai começar a acontecer, não vai demorar muito, mas não vamos permitir que ao mesmo tempo voltem todas as praias, muito provavelmente vamos limitar dias da semana, horários do dia, as atividades… Vamos começar a voltar com calma, cautela e prudência. Enquanto esses ambulantes não puderem retornar suas atividades, continuarão recebendo do programa Salvador por Todos”, disse.

Neto foi questionado sobre a volta às aulas. “Tenho sim a expectativa de que a educação volte ainda esse ano”, disse. “Se depender de mim voltará sim em 2020”, afirmou ainda, citando mais uma vez que não deve ser uma volta geral. “Aos poucos, com regras bem rígidas e levando em consideração o que traz mais ou menos riscos”, disse. “Não sei se educação infantil volta esse ano. A educação volta, mas a infantil não sei”, disse.

Ele reforçou que a decisão ainda não foi tomada e a discussão de protocolos continua. “Quando voltar, deve começar pelos jovens, pelos estudantes mais maduros, que vão conseguir respeitar e cumprir os protocolos com menos riscos. Tudo isso está sendo discutido e não dá pra falar em prazo”.

O prefeito falou também que determinou que a Secretaria de Mobilidade (Semob) assuma a responsabilidade pelos elevadores das passarelas, após impasse sobre se a atribuição seria do governo ou da prefeitura. “Nunca fui de transferir responsabilidade para ninguem, pelo contrário, fui de assumir responsabilidade dos outros. Hoje conversei com secretario Fabio Mota, não quero polêmica, não tem sentido, o que importa é o cidadão. Independente da conversa com MP e de saber de quem é a responsabilidade e de nunca ter havido um plano de operação, determinei que a Semob assuma os equipamentos e coloque para funcionar”, afirmou. “Deve ser feita a limpeza, reparo no equipametno, para que possa funcionar, contratação de pessoal e a partir daí a prefeitura vai fazer. Mas que fique claro que em nenhum momento houve qualquer acordo transferindo esses equipamentos para a prefeitura”, disse.

Fonte: Correio24hrs*

O Poeta lança clipe da música ‘Bunda na Água’

(Divulgação)

John Ferreira, mais conhecido como O Poeta, sucesso dos paredões baianos e uma das revelações do Carnaval 2020, lançou neste último sábado, 12, o clipe da música “Bunda na Água”. Esse foi um dos hits que agitaram os foliões durante a passagem do cantor pelos circuitos carnavalescos deste ano. A canção é composta por John Ferreira, Fábio Itamar, Jorge Luis e Uilian Santos.

O Poeta gravou o clipe no mês passado, no litoral norte, com equipe reduzida e seguindo todas as recomendações sanitárias, entendo a importância de preservar o isolamento social.

Conhecido por letras sociais e batidas marcantes, o som inconfundível d’O Poeta trouxe ao público um visual paradisíaco. O vídeo, produzido e gravado pela Califórnia Media House, está disponível no canal do Mete Som, no Youtube e até o momento, já conta com mais de 40.000 visualizações.

“Estamos passando por um momento muito difícil e eu fico muito feliz em poder produzir um conteúdo massa pra galera que curte o meu som, além de matar um pouco a saudade de cantar. Tudo foi feito com muito carinho para os meus fãs”, destacou John, não escondendo a alegria com a realização de mais um clipe.

Confira o hit neste link.

Maragogipe: Dupla morre após confronto com a Polícia Militar

Dois homens morreram em confronto com a Polícia Militar durante uma operação para coibir o tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira, 17, no bairro da Comissão, centro de Maragogipe, no Recôncavo Baiano.

Na ação, os militares avistaram 6 homens armados que efetuaram vários disparos em direção a guarnição, dando início a uma intensa troca de tiros, que resultou em dois suspeitos feridos. Já os comparsas conseguiram fugir. A dupla chegou a ser encaminhada para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu, quando recebia atendimento médico. Com os suspeitos, os militares conseguiram apreender uma pistola calibre 380, uma ponto 40, munições, 674 pinos de cocaína, 215 pedras de crack, 148 buchas de maconha, e cerca de R$ 27,00 reais em espécie. O material foi apresentado na Delegacia Territorial.

Líder evangélico é condenado após estuprar menina de 13 anos

Foto: Divulgação

O bispo evangélico João Batista dos Santos foi condenado pelo juiz da Vara Criminal do Recanto das Emas, no Distrito Federal (DF), pelo estupro de uma menina de 13 anos. A pena de 20 anos e 6 meses de reclusão levou em consideração a autoridade que ele exercia sobre a vítima e o reconhecimento da ocorrência continuada do crime – pelo menos três vezes – de acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Ele está preso preventivamente desde fevereiro. Além disso, já foi condenado duas vezes pelo crime de violação sexual mediante fraude, mas recorreu em ambos e respondia aos processos em liberdade.

Nos autos do processo em que o bispo foi condenado por estupro de vulnerável, evidencia-se que João Batista conheceu a vítima em 2017, sendo que a menina teria conversado com o líder religioso sobre sua orientação sexual.

Antes dos abusos, o bispo falava que amava a menina e que iria casar com ela, Após a garota comentar que era lésbica, ele propôs passar um óleo para ungir se corpo, que segundo ele era uma forma de “cura gay”.

A vítima com constantes crises de ansiedade, decidiu relatar os fatos ocorridos. Para a Promotoria é “evidente” que o modus operando utilizado pelo bispo não é inédito, configurando um “padrão de ataque”.

Segundo a sentença, ele utilizava o óleo para tocar no corpo das mulheres, sobretudo, nas partes íntimas, alegando ser a “cura”. Com ás informações do portal Atarde Online.

China afirma que vacina contra Covid-19 pode estar disponível à população em novembro

Foto: Reprodução

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida na China pode estar pronta para aplicação em larga escala a partir de novembro, afirmou uma autoridade do governo à imprensa estatal, enquanto se intensifica a corrida mundial para alcançar a fase final de testes clínicos.

Os cientistas chineses estão muito otimistas com os avanços – as empresas Sinovac Biotech e Sinopharm inclusive exibiram durante este mês as vacinas “candidatas” em um evento comercial em Pequim.

Representantes das empresas afirmaram à AFP que esperam a aprovação das vacinas após os testes da fase 3, até o fim do ano.

Na segunda-feira à noite, a principal especialista em biossegurança do Centro Chinês para o Controle de Doenças afirmou ao canal estatal CCTV que uma vacina estaria disponível ao público em geral “por volta de novembro ou dezembro”.

Wu Guizhen não explicou sobre qual vacina fazia referência, apenas que “de acordo com os resultados clínicos da fase 3, o atual progresso é muito rápido”.

A especialista afirmou que foi vacinada em abril e que sentiu-se bem durante os últimos meses, sem especificar a vacina inoculada em seu corpo.

Atualmente há nove vacinas candidatas que estão sendo testadas em humanos em fase avançadas, mas recentemente algumas enfrentaram obstáculos: o grupo farmacêutico AstraZeneca e a Universidade de Oxford interromperam circunstancialmente os testes clínicos na semana passada, depois que uma voluntária apresentou um efeito colateral inexplicável.

Algumas vacinas candidatas chinesas foram oferecidas a trabalhadores essenciais no âmbito de um programa de emergência.

Um porta-voz da empresa Sinovac indicou à AFP no início do mês que dezenas de milhares de pessoas foram vacinadas de maneira voluntária, incluindo 90% de seus funcionários e parentes, neste caso entre 2.000 e 3.000 pessoas.

Em junho, o Exército chinês aprovou uma vacina para o uso em seus soldados, que foi desenvolvida por sua unidade de pesquisas e uma empresa de biotecnologia.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia