WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 
secom bahia

secom bahia secom bahia magazine luiza



(75) 98139-0280

outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


Passagens intermunicipais sofrem reajuste

Foto: BMF

Nesta quarta-feira (9), foi anunciado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Público de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) que as tarifas de transporte intermunicipal serão aumentadas em 6,84%. A partir desta quinta-feira (10), o aumento entrará em vigor.

Segundo a Agerba, a motivação para que houvesse o aumento se dá por custos operacionais e visa garantir que os serviços oferecidos pelo estado continuem. O sistema registra o seu último aumento em 16 de agosto de 2023.

Fonte: Metro 1

Eleições 2024: Jadson Soares é eleito prefeito de Castro Alves

Foto – Thianlce Araújo – Jadson Soares – Fernanda Carvalho

Jadson Soares, do PSD, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Castro Alves (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Jadson teve 10.249 votos, 53,44% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira o resultado do 1º turno em Castro Alves após a apuração:

Jadson (PSD): 10.249 votos, 53,44% dos votos válidos
Augustinho (MDB): 8.868 votos, 46,24% dos votos válidos
Isabel (PSOL): 63 votos, 0,33% dos votos válidos
A eleição em Castro Alves teve 20.036 votos totais, o que inclui 224 votos brancos, 1,12% dos votos totais, e 632 votos nulos, 3,15%.

A abstenção foi de 2.717 eleitores, 11,94% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

Quem é Jadson
Jadson tem 42 anos, é solteiro, tem ensino médio completo e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de outros. Ele declarou um patrimônio de R$ 812.399,34.

A vice-prefeita eleita em Castro Alves é Fernanda, do PV, que tem 47 anos.

Os dois fazem parte da coligação O FUTURO É JÁ, formada pelos partidos PP, REPUBLICANOS, PSD, PT, PCdoB e PV.

Dom Macedo Costa: acidente entre carreta e van deixa estudante ferido na BR-101

Na noite desta quarta-feira (9), um acidente envolvendo uma carreta carregada de minérios e uma van foi registrado na BR-101, na Ponte do Mucambo, próximo ao município de Dom Macedo Costa.

De acordo com informações, a carreta colidiu com a van que transportava alunos de uma faculdade, provocando ferimentos em um deles, sem maior gravidade.

O motorista da carreta fugiu do local após o acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro a vítima.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não divulgou informações sobre as causas  do acidente.

Professores da Educação Básica aprovados em processo seletivo são convocados

Foto: Divulgação/Ascom Sec

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (10), a convocação de mais 85 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a entrega da documentação, visando a contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica, em caráter de emergência, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Os docentes convocados, que vão atuar em unidades escolares da capital e do interior, devem enviar, no período de 11 a 24 de outubro, os documentos solicitados via correio eletrônico, no endereço ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar da Coordenação de Provimento e Movimentação.
Os candidatos aprovados no Núcleo Territorial de Educação Região Metropolitana de Salvador (NTE 26) deverão comparecer na SEC (Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 121) munidos da documentação em original e fotocópia no período mencionado, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Já os candidatos aprovados para o interior deverão comparecer nas sedes dos NTEs com a documentação em original e fotocópia e já remetida ao endereço eletrônico citado, no mesmo período, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O candidato que não atender ao presente chamado, na forma e prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.
Entre os documentos que devem ser apresentados estão o diploma devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo respectivo cartório eleitoral.
A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, explica que a convocação integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação para o início das atividades letivas, “visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento das escolas e, consequentemente, o direito de aprender dos estudantes”. O processo seletivo – regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022, de 11 de novembro de 2022 – ofertou o total de 1.119 vagas para o cargo de professor da Educação Básica. Nessa seleção, foram habilitados 10.088 candidatos, tendo sido realizadas, até agora, 19 convocações.

MPBA recomenda concurso público em Conceição do Almeida e substituição de temporários por efetivos

O Ministério Público da Bahia (MPBA) recomendou ao atual prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga, e à prefeita eleita, Renata Suely, a realização de um concurso público e a substituição dos funcionários temporários por servidores efetivos. A recomendação, emitida na terça-feira (08), exige que o município publique um edital para o concurso em até 60 dias. A iniciativa tem como objetivo regularizar a situação dos servidores, assegurando que todos sejam contratados de maneira legal e transparente. O MPBA determinou que a substituição de funcionários temporários por concursados ocorra no prazo de 12 meses, eliminando contratações irregulares e alinhando o município às normas legais vigentes.

Além disso, a recomendação proíbe a recontratação de servidores temporários que tenham trabalhado nos últimos 24 meses, após o término dos contratos em 2024. O não cumprimento dessas orientações poderá resultar em ações judiciais, incluindo a anulação de contratos irregulares e a obrigação de ressarcir eventuais danos ao erário.

Outra exigência do MPBA é que o município comprove a existência de uma Lei Municipal que regulamente os cargos comissionados, também no prazo de 60 dias. A prefeitura deverá ainda publicar, em seu site oficial, informações detalhadas sobre o último concurso realizado, incluindo a lista de classificados e nomeados, além de dados sobre cargos ocupados e vagas disponíveis.

MPF apura falta de conservação da Ponte Dom Pedro II, em Cachoeira

Ponte Dom Pedro II de Cachoeira – Imagem: reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu um inquérito para investigar as condições de conservação da Ponte Dom Pedro II, localizada em Cachoeira, no Recôncavo baiano. A portaria, divulgada nesta quarta-feira (9), destaca a falta de iluminação e a remoção dos trilhos da antiga linha férrea como questões preocupantes. Construída em 1885, a ponte tem grande valor histórico e cultural, ligando as cidades de Cachoeira e São Félix. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1971, a responsabilidade pela manutenção do equipamento é da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária administrada pela VLI. A FCA pode deixar de ser a responsável pela ferrovia em 2026, quando termina o contrato de concessão.

O equipamento passou por momentos críticos em junho de 2022, quando um trem carregado de óleo diesel descarrilou sobre a ponte, forçando a interdição do local por uma semana. Desde então, a situação estrutural da ponte, que já era alvo de preocupações, se tornou ainda mais delicada, motivando a atuação do MPF.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia