-

MPF pede suspensão do decreto de armas de Bolsonaro

16 de maio de 2019
116 Acessos

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou, nesta quarta-feira (15), que solicitou à 17ª Vara de Justiça Federal a suspensão imediata e integral do decreto que regulamentou o porte de armas no Brasil. A ação foi ajuizada na terça-feira (14).

Para o MPF, o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 8 de maio extrapola a sua natureza regulamentar, desrespeita as regras previstas no Estatuto do Desarmamento e “coloca em risco a segurança pública de todos os brasileiros”. A ação requer também que a União preste as informações que fundamentaram a edição do regulamento.

O documento, assinado por cinco procuradores da República, elenca, pelo menos, oito quesitos problemáticos instituídos pela norma. “As regras, quando comparadas à previsão legal sobre o assunto, são conflitantes”, afirmam os procuradores. De acordo com eles, o decreto deixa brechas ou mesmo contraria diretamente o que foi orientado pela lei vigente no país.

Tutela antecipada

No pedido de tutela antecipada, os procuradores sustentam que o aumento da comercialização de armas em decorrência do novo decreto impactará, desde já, o número de armas em circulação no país durante décadas.

Segundo o MPF, por se tratar da liberação de um bem durável, os efeitos podem ser irreversíveis: “Muitas daquelas armas vendidas no Brasil antes do Estatuto do Desarmamento, portanto, municiam os agentes do crime até hoje” .

Caso a suspensão total do regulamento não seja deferida, os procuradores requerem que a medida seja aplicada a, pelo menos, dez artigos do Decreto. Nesse caso, aqueles que, para o MPF, incidem em maior risco para a ordem social e jurídica do país.

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

Venha conhecer nova loja Who no Shopping da Gente!
Destaques
0 shares104 views
Destaques
0 shares104 views

Venha conhecer nova loja Who no Shopping da Gente!

portbahiadez10 - 09 de julho de 2019 - 01:34:27

A loja Who Men - Wear, inaugurada no último sábado (06), no Shopping da Gente, na capital baiana. Acabou de…

Rui Costa inaugura nova sede do Neojiba no Parque do Queimado
Destaques
0 shares87 views
Destaques
0 shares87 views

Rui Costa inaugura nova sede do Neojiba no Parque do Queimado

portbahiadez10 - 09 de julho de 2019 - 01:19:53

A música tomou conta da Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, na manhã desta terça-feira (9), durante a inauguração…

Integrantes da equipe de Léo Santana são enterrados
Destaques
0 shares1101 views
Destaques
0 shares1101 views

Integrantes da equipe de Léo Santana são enterrados

portbahiadez10 - 09 de julho de 2019 - 08:35:12

As duas vítimas do acidente envolvendo o caminhão da banda do cantor Léo Santana foram enterradas na manhã desta segunda-feira, 8, nos…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.