-
Publicidade

Guardião dos céus e príncipe dos apóstolos: 29 de junho é dia de São Pedro

29 de junho de 2019
117 Acessos

Depois de Santo Antônio e São João, é a vez de São Pedro ser festejado em junho. O dia 29 é dedicado ao príncipe dos apóstolos. Ele era um homem de origem humilde, seguidor de Cristo, fundador e primeiro papa da Igreja Católica. O santo é considerado o protetor dos pescadores, pedreiros, porteiros e viúvos. 

Segundo a tradição católica, depois de morrer, São Pedro foi nomeado guardião do céu, ou seja, para alguém entrar lá, o santo tem de abrir as portas. Também é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover. Por isso, é comum dizer às crianças que, quando está chovendo forte e trovejando, São Pedro está lavando o céu e mudando os móveis de lugar.

Quem foi São Pedro?

Seu nome de nascimento é Simão, mas foi trocado por Cefas/Kephas – traduzido como Pedro. O significado deste novo nome remetia diretamente à missão dada mais tarde a Pedro, o qual se tornaria a pedra (base) sobre a qual a Igreja de Cristo deveria ser construída.

O santo nasceu em Betsaida e morava em Cafarnaum. Ele era um pescador que conheceu Jesus quando este pediu seu barco para fazer uma pregação a uma multidão de pessoas. O santo estava lavando as redes vazias junto com Tiago e João, que também foram discípulos de Cristo, já que a pesca não tinha dado resultado. 

Depois da pregação, Jesus pediu para que lançassem as redes novamente ao rio. Apesar de não acreditarem que resultaria em alguma coisa, assim o fizeram e conseguiram pegar muitos peixes.

Depois disso, Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus, com o irmão André. Cristo o convidou para deixar o barco na praia, ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens. Pedro deixou tudo e passou a seguir Jesus. Ele foi o primeiro a professar a fé no Cristo, quando disse que sabia que Jesus era o Messias, “o filho do Deus vivo”. 

Primeiro papa e guardião dos céus

O santo, considerado o príncipe dos apóstolos, foi o primeiro papa da Igreja Católica. De acordo com a tradição religiosa, Pedro negou Cristo três vezes pouco antes da morte do Messias. Mas arrependeu-se e pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, já que não julgava-se digno de morrer como Jesus. 

Ele também é considerado o guardião das chaves do Céu. Em uma passagem do Evangelho de Mateus, Jesus diz a Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares da Terra será ligado aos céus”. Essa é a explicação para o título de “porteiro do céu”.

Além disso, a postura física de São Pedro, na maioria das imagens, é representada com a figura do santo olhando e apontando para cima. Esse é outro símbolo de que sua missão na terra é a de conduzir a Igreja para o céu. Missão que continua através de todos os papas, seus sucessores legítimos.

Venerado como o porteiro do céu, ele é invocado como padroeiro da longevidade, além do santo responsável pelas trovoadas com raios e trovões.

São Pedro no Candomblé

Em relação ao sincretismo religioso, São Pedro corresponde, nas crenças do Candomblé, ao orixá Xangô. Ambos são símbolos de força e liderança, e, por isto, são relacionados.

Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão e os raios. Pode, através da sua justiça, dispensar favores, movendo favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas. A sua lei é como a rocha: dura, justa e cega. Xangô, assim como Pedro, tem como símbolo a pedreira.

Xangô também é associado a São João Batista.

Festas de São Pedro na Bahia

São Pedro também é homenageado durante as festas juninas pelo Brasil. No Nordeste, acendem-se fogueiras para louvar o santo que conseguiu manter-se fiel à mensagem do Cristo. 

Como São Pedro é padroeiro dos pescadores, as cidades costeiras do país quase sempre têm uma capela em sua homenagem, o que também contribui para a popularização da festa.

Na Bahia, as comemorações não passam em branco. Diversos municípios do interior do estado têm mais festejos tradicionais no dia de São Pedro comparado às festas de São João. Cidades como Muritiba, Serrinha, Itiruçu e Eunápolis destacam-se na tradição do guardião dos Céus. 

No caso de Muritiba, no Recôncavo Baiano, São Pedro é o padroeiro da cidade. O São Pedro da Serra tem apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos e nomes importantes da música.

Outra cidade famosa nessa época é Itiruçu, no centro-sul do estado. A festança tem curtição gratuita na praça central, mas destaca-se mesmo pelo Forró Coffee – festa privada que recebe muitos turistas. O evento é realizado em uma fazenda de café, daí o nome. 

Em Serrinha, no nordeste do estado, cidade conhecida pela famosa vaquejada, tem também o “Pedrinho”. Apesar do diminutivo, os festejos de São Pedro são grandiosos e realizados desde 2009. Lá, a festa é gratuita e conta com a apresentação de quadrilhas e shows.

Em Eunápolis, no extremo sul baiano, pelo contrário, comemora-se o “Pedrão”, autointitulado “o maior São Pedro do Brasil”. O município tem apresentação de quadrilhas e uma programação musical gratuita, recheada com artistas famosos.

São Paulo também é homenageado no dia 29 de junho

Vale lembrar que, além de São Pedro, em 29 de junho também é comemorado o dia de São Paulo. A origem desta celebração é muito antiga e refere-se à data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.

Paulo de Tarso, ao contrário de Pedro, não esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto. Na verdade, Paulo perseguia cristãos. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja.

Ambos os santos morreram martirizados. São Pedro foi crucificado. Já São Paulo foi degolado em Roma.

Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, além de ter sido o primeiro papa da Igreja, foi o que permaneceu por mais tempo no posto – durante 37 anos.

Bahia.ba

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

Estudo revela a posição sexual mais perigosa
Mais noticias
0 shares35 views
Mais noticias
0 shares35 views

Estudo revela a posição sexual mais perigosa

portbahiadez10 - 20 de setembro de 2019 - 10:30:38

Homens, cuidado! Apesar de comum, é bom ficar atento quando sua parceira sugerir que ela fique por cima durante a…

Papa será presenteado com parte de corpo de Irmã Dulce durante cerimônia no Vaticano
Mais noticias
0 shares34 views
Mais noticias
0 shares34 views

Papa será presenteado com parte de corpo de Irmã Dulce durante cerimônia no Vaticano

portbahiadez10 - 20 de setembro de 2019 - 08:51:19

O Papa Francisco será presenteado com uma parte do corpo de Irmã Dulce, durante a cerimônia de canonização da futura santa,…

Maracás: da Cidade das Flores à terra do vanádio
Mais noticias
0 shares27 views
Mais noticias
0 shares27 views

Maracás: da Cidade das Flores à terra do vanádio

portbahiadez10 - 20 de setembro de 2019 - 08:46:01

O vanádio virou nome até de auto-escola na Cidade das Flores. Cinco anos após o início da operação  da Vanádio…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.