Sobe para 4 o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Castro Alves

O Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (30), traz o aumento do número de casos suspeitos do novo coronavírus, em Castro Alves, Recôncavo Baiano. Segundo a publicação oficial, o número saltou de 2 Leia Mais»

Rui Costa não descarta cancelar São João na Bahia, mas pede calma: “Não tomamos a decisão”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), não descartou a possibilidade de não haver festa de São João na Bahia este ano. Em entrevista à TV Band, o petista falou sobre a Leia Mais»

Três pessoas ficam feridas após batida entre carro e carreta na BR-242

Três pessoas ficaram feridas após batida entre um carro de passeio e uma carreta na BR-242, trecho de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na noite de sábado (28). De acordo com Leia Mais»

Jovem é esfaqueado durante confusão em Castro Alves

Um Jovem sofreu tentativa de homicídio por arma branca na tarde deste sábado (28), no município de Castro Alves, Recôncavo Baiano. Segundo informações da policia, Rosenildo Silva dos Santos, de 23 anos, Leia Mais»

Category Archives: Destaques

Rui Costa não descarta cancelar São João na Bahia, mas pede calma: “Não tomamos a decisão”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), não descartou a possibilidade de não haver festa de São João na Bahia este ano. Em entrevista à TV Band, o petista falou sobre a possibilidade de suspender a festa por causa da pandemia de coronavírus. Na Bahia, 108 casos foram confirmados.

“Não tomamos a decisão ainda. Vamos esperar um pouco, até final de abril, para tomar uma decisão. Mas a princípio acho difícil que a gente consiga reunir multidões em todo o estado”, disse ele.

Três pessoas ficam feridas após batida entre carro e carreta na BR-242

Três pessoas ficaram feridas após batida entre um carro de passeio e uma carreta na BR-242, trecho de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na noite de sábado (28). De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram levadas para um hospital da região.

A PRF não soube informar as circunstâncias do acidente, nem em qual veículo estavam os feridos. Ainda segundo a PRF, o carro de passeio já foi retirado da pista neste domingo (29). Já a carreta, que tem dois compartimentos de carga [que não foi divulgada], está no acostamento, sem atrapalhar o trânsito.

A PRF informou que aguarda o proprietário da carreta para retirada do veículo da pista. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.

Fonte: G1/ Bahia — Fotos: Blogbraga/Repórter Marlon

Jovem é esfaqueado durante confusão em Castro Alves

Um Jovem sofreu tentativa de homicídio por arma branca na tarde deste sábado (28), no município de Castro Alves, Recôncavo Baiano.

Segundo informações da policia, Rosenildo Silva dos Santos, de 23 anos, foi esfaqueado durante uma briga, por um desconhecido, que não teve a identidade divulgada.

Com ferimentos no peito e no abdômen, a vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). A autoria do crime, bem como a motivação estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Castro Alves: Polícia Civil orienta a população sobre atendimento durante a pandemia do Covid-19

A Polícia Civil de Castro Alves, no recôncavo Baiano, sob comando da Delegada Aline Freitas, orienta a população sobre o atendimento ao público durante a pandemia do coronavírus. Os serviços, segundo portaria editada pelo Delegado-Geral.
Os Atendimentos ao público será mantido apenas para registro de crimes graves. População será orientada a registrar boletins de ocorrência (BOs) pela internet. https://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/


• Violência doméstica ou contra crianças e adolescente;
• Morte e desaparecimento de pessoa;
• Estupro, sequestro e cárcere privado;
• Roubo e/ou extorsão;
• Situação de flagrante.

Confia mais no nosso Podcasts

Prefeito de Castro Alves revoga decreto e abre comércio

O Governador do Estado Bahia, Rui Costa (PT) sugeriu que os prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de coronavírus que não fechassem os seus comércios. Ao saber desta determinação, prefeito de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, Thiancle Araújo, acatou tal sugestão revogando o decreto que suspendia as atividades comerciais por 10 dias.

Em um vídeo abaixo, o prefeito explica essa nova medida e relata: “suspendemos o decreto de fechamento do Comércio até que não seja identificado nenhum caso de coronavírus em Castro Alves. Surgindo um caso no município, nós divulgaremos novas medidas necessárias porque nossa principal preocupação é com a saúde da população”, informa.

 

No comunicado, o prefeito ainda informa que será montadas barreiras nas entradas da cidade para que seja identificado casos que precisem de isolamentos ou orientações, “iremos permitir as atividades econômicas, mas iremos controlar o acesso a nossa cidade, porque a gente sabe que tem muitas pessoas vindo de Salvador e até outros Estados, claro que a gente não pode proibir, mas a gente pede que se você vem de uma cidade que tem casos confirmados, ou se seu parente está vindo pede para ele vir e ficar em isolamento pelo menos por 7 dias para identificar se vai surgir algum sintoma. Essa atitude demonstra um aspecto humanitário”, esclarece.

Leia também:

 
What do you want to do ?

New mail

 
What do you want to do ?

New mail

Senado Federal votará na segunda-feira auxílio de R$ 600 para trabalhadores

O Senado votará na próxima segunda-feira (30/3) o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600, destinado aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou a votação para o início da próxima semana em postagem no Twitter.

Alcolumbre está se recuperando após ser diagnosticado com o novo coronavírus. Quem tem presidido as sessões remotas é o vice-presidente, senador Antonio Anastasia (PSD-MG). A sessão está prevista para ocorrer às 16h. Horas antes, pela manhã, os líderes se reunirão, também remotamente, para discutir outras votações prioritárias da semana.

Pelas manifestações de senadores nas redes sociais, a expectativa é que a medida seja aprovada sem objeções. O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), e o líder da minoria, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), se manifestaram favoráveis à votação e sua aprovação. Além deles, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) e Esperidião Amin (PP-SC) também se manifestaram favoráveis.

O auxílio, que foi aprovado na Câmara dos Deputados ontem (26/3), é voltado aos trabalhadores informais (sem carteira assinada), às pessoas sem assistência social e à população que desistiu de procurar emprego. A medida é uma forma de amparar as camadas mais vulneráveis à crise econômica causada pela disseminação da covid-19 no Brasil e o auxílio será distribuído por meio de vouchers (cupons).

Mesmo com quarentena, TSE mantém data de encerramento das filiações partidárias para o dia 04

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomaram uma primeira decisão sobre as Eleições 2020. Respondendo sobre a possibilidade de alteração do prazo para filiação partidária, que este ano se encerra no dia 4 de abril, a resposta foi a de manter o calendário normal do pleito.

Esta é a data limite para quem pretende ser candidato em outubro estar filiado ao partido político pelo qual concorrerá. Sobre a quarentena, a ministra Rosa Weber também disse que os partidos dispõem de meios alternativos para fazer as filiações: os documentos podem ser entregues à Justiça Eleitoral de forma eletrônica, por exemplo.

Articulações continuam a todo vapor no Recôncavo

Nos principais municípios do Recôncavo, as articulações para escolha dos pré-candidatos seguem agitadas com políticos inelegíveis, devido a Lei da Ficha Limpa, tentando emplacar parentes ou mostrar força política, a grande maioria sem o sucesso de antes.

Em Santo Amaro, o ex-prefeito Ricardo Machado tenta lançar a esposa, Alessandra Gomes. Já em Castro Alves, o ex-prefeito Cloves Rocha de Oliveira, tem buscado, sem sucesso, apoio para participar de alguma chapa.
Em Cabaceiras do Paraguaçu, o ex-prefeito Paulinho tenta emplacar o filho e em de Santa Terezinha, o ex-prefeito Agnaldo Andrade tenta emplacar a mulher.

O único que está obtendo êxito na tentativa é o ex-prefeito de Muritiba, Roque Isquem. Com um apoio popular muito forte, ele tem articulado o nome da sua esposa, Rejane Cerqueira, para disputa do pleito de Outubro.

Veja o decreto legislativo do ato doloso de improbidade administrativa do ex-prefeito de Castro Alves, que ficou inelegível por oito anos.

Governador de São Paulo recebe ameaça de morte e faz boletim de ocorrência

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu ameaças de morte, nesta quinta-feira (26), além de mensagens nas redes sociais e em seu próprio celular dizendo que a casa dele seria invadida.

A Casa Militar do Palácio dos Bandeirantes decidiu cercar a residência do governador na noite desta quinta. Doria fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil vai abrir uma investigação.

A equipe do governador afirmou ter indícios de que as ameaças partem de um movimento bolsonarista e suspeita que os ataques são feitos por “um movimento articulado pelo gabinete do ódio, liderado pelo filho do presidente, Carlos Bolsonaro”.

Nesta quarta (25), Bolsonaro e Doria trocaram acusações duras sobre a condução da crise sanitária. O presidente disse que o tucano não tem autoridade para criticá-lo após ter sido eleito em 2018 com a ajuda dele e, depois, de ter lhe virado as costas.

Já Doria cobrou “serenidade, calma e equilíbrio”, e ameaçou ir à Justiça se o governo federal confiscar respiradores mecânicos para doentes graves com Covid-19. A discussão aconteceu durante a videoconferência na qual Doria e os outros governadores do Sudeste discutiram a emergência nacional do coronavírus.

Milagres: Prefeito doa todo o salário para o hospital municipal no combate do Covid-19

O prefeito da cidade de Milagres a 265 km de Salvador, Cézar Rotondano Machado (PP) mais conhecido como Cézar de Adério, diante das dificuldades enfrentadas ao combate dessa doença Covid-19 (coronavírus) que assola nosso país e o mundo, da um exemplo doando todo o seu salário para a compra de insumos e materiais para o hospital municipal, afim de ajudar as famílias milagrenses nesse momento de turbulência.

Diante da atitude o prefeito ressaltou. Um pequeno gesto diante de tanta dificuldade, mas feito com muita sensibilidade e respeito para meu povo”. Segundo ás informações do site local Avoz de Milagres, Ele ainda ressalta que é momento de cada um fazer sua parte.

Confira no vídeo:

Câmara aprova renda básica de R$ 600 a R$ 1200 por família; governo previa R$ 200

A Câmara aprovou, na noite desta quinta-feira (26), a renda básica de R$ 600 a R$ 1.200 por famílias brasileiras em meio à pandemia do novo coronavírus. Autônomos, MEI e desempregados são público alvo.

De acordo com o deputado federal David Miranda (PSOL), uma emenda do partido garantiu que famílias chefiadas por mulheres também sejam incluídas entre as beneficiárias.

Em seu perfil no Twitter, Miranda informou da decisão e criticou valor sugerido pelo governo federal: “Uma derrota de Bolsonaro, que propôs miseráveis R$ 200”.

David Miranda

 

@davidmirandario

 
 

APROVADA na Câmara a renda básica de R$600 a R$1200 por família. Uma derrota de Bolsonaro que propôs miseráveis R$200! Uma emenda do PSOL garantiu que famílias chefiadas por mulheres também possam receber o valor de até R$1200. Estão inclusos autônomos, MEI e desempregados!

 

Podcasts: O Assunto é transporte de passageiros com o prefeito de Castro Alves

O prefeito Thiancle Araújo, da cidade de Castro Alves, no recôncavo baiano, fala sobre o transporte intermunicipal de passageiros no município.

O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Governador sugere que cidades sem Covid-19 mantenham feiras livres e comércio

O governador Rui Costa sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia.

“Nos municípios que não tenham casos confirmados não vejo sentido em fechar feiras livres. O que a gente precisa é tomar cuidado. É aumentar os espaços entre feirantes, mudar a feira, ou espalhar a feira por vários espaços na cidade. Porque o agricultor precisa vender . A mesma coisa vale para o comércio”, sugeriu.

Via o Bahia Notícias, Segundo o gestor, a ação não valeria para cidades já com casos ou que tenham municípios vizinhos com confirmação para a Covid-19. Rui deu o exemplo de São Félix e Cachoeira. “Mas a decisão eu respeito. Aí vai depender de cada prefeito e da população”, afirmou. Rui disse ainda que escolas e eventos, por sua vez, devem ter as atividades suspensas desde já.

TCM suspende licitações em Cabaceiras do Paraguaçu e outras cidades

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já deferiram, em decisão monocrática, desde segunda-feira (23), quatro liminares suspendendo processos licitatórios realizados pelas prefeituras de Cabaceiras do Paraguaçu, Esplanada, Cansanção e Itarantim.

Os conselheiros da corte de contas consideraram que em todos os pedidos estavam presentes o “fumus boni juris”, ou seja, a possibilidade que o direito pleiteado exista no caso concreto, e o “periculum in mora”, que se caracteriza pelo risco de decisão tardia, resultando em dano de difícil reparação.

Cabaceiras do Paraguaçu e Cansanção
Em Cabaceiras do Paraguaçu, o pedido de cautelar em medida liminar foi acatado em denúncia formulada pela empresa “Prime Consultoria e Assessoria Empresarial” contra o prefeito Abel Silva dos Santos (PTB). A empresa apontou a existência de suposta irregularidade no Edital do Pregão Presencial nº 004/2020, que tem como objeto a “contratação de empresa para fornecimento de cartão e ticket combustível para fins de abastecimento da frota de veículos da prefeitura”. Segundo o denunciante, o edital contém exigência ilegal, que “certamente direcionará o certame a apenas uma empresa do mercado, tal condição se refere quanto a exigência de ticket de papel, em conjunto com o fornecimento de cartões magnéticos”.

 

O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, considerou que a exigência de tickets impressos resultará, de forma inequívoca, em restrição à competitividade, na contramão da finalidade da licitação, de ampliar, sempre que possível, o número de participantes, com vistas à obtenção dos melhores preços. Além disso, considerou que na exigência de ticket combustível em papel não é possível se ter o gerenciamento no abastecimento da frota, o que fragiliza o controle contra eventuais esquemas de fraude. A mesma empresa apresentou pedido semelhante contra o Pregão Eletrônico nº 010/2020, realizado pela Prefeitura de Cansanção, que também foi suspenso.

 

Esplanada
No município de Esplanada, o processo licitatório suspenso – Pregão Presencial RP nº 006/2020 – também envolveu o fornecimento/prestação de serviços de ticket combustível em papel, destinados ao abastecimento de combustíveis e lubrificantes aos veículos pertencentes à frota que compõem as diversas secretarias do município. O conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, que também relatou o processo, manteve seu entendimento – de que implica restrição de competitividade diante da exigência, em caráter de exclusividade, de tickets impressos.

 

Itarantim
Já em Itarantim, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza deferiu a cautelar para suspender do Pregão Presencial para Registro de Preços nº 013/2020, cujo o objeto é a contratação de empresa especializada para o fornecimento de peças, pneus e baterias para veículos leves, picapes, veículos pesados e máquinas pesadas; bem como a contratação de serviços para manutenção dos referidos veículos, incluindo os serviços de balanceamento, alinhamento e renovação de pneus dos veículos que atendem as demandas do município de Itarantim.

 

A medida cautelar foi solicitada em denúncia oferecida pelo advogado Fernando Symcha de Araújo Marçal de Vieira (OAB/SC nº 56.822), que se insurgiu contra o critério adotado para escolha das propostas vencedoras, qual seja, o menor preço por lote, em detrimento do menor preço por item, como determina o art. 15, IV, e o art. 23, § 1º, da Lei nº 8.666/1993. Além disso, de acordo com o denunciante, a prefeitura de Itarantim não demonstrou nem justificou o possível prejuízo caso adotasse “menor preço por item” como critério de seleção da proposta.

 

Indeferimento
Em contrapartida, o Tribunal de Contas dos Municípios indeferiu o pedido de cautelar em medida liminar em relação a denúncias formuladas contra o Pregão Presencial nº 008/2020 da prefeitura de São Gabriel; Pregão Presencial nº 004/2019 da prefeitura de Itagi; Pregão Presencial nº 024/2020 da prefeitura de Jussiape; Pregão Presencial nº 011/2020 da prefeitura de Iramaia; e o Pregão Presencial nº 003/2020 da prefeitura Rio do Antônio.

 
What do you want to do ?

New mail

Prefeito de Castro Alves fala sobre as medidas de contenção ao Covid-19

O prefeito Thiancle Araújo, da cidade de Castro Alves, no recôncavo baiano, fala sobre as medidas de contenção adotadas pelo executivo municipal de combate ao Covid-19. Não há caso confirmado de corona vírus confirmado na cidade.

Thiancle também alerta sobre os Fake News, suspensão de funcionamento de barracas de roupas de não residentes no município, ampliação do período de suspensão das aulas por 30 dias, adoção de medidas de controle e prevenção pela Fábrica de Calçados. Confira;

 

Cruz das Almas registra dois casos suspeitos de Covid-19

O município de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, registrou, nesta quarta-feira, 18, dois casos suspeitos de coronavírus.

Segundo informações obtidas pelo site Forte na Notícia, os pacientes estão sendo monitorados por profissionais da Secretaria de Saúde. A pasta já teria enviado uma equipe ao local para coleta do material que será analisado pelo laboratório, onde será feito os exames.

O resultado deve sair nos próximos dias, enquanto isso os pacientes estão sendo orientados a permanecerem em isolamento. A nossa reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde Aline Pires, mas ela não retornou as nossas mensagens.

Fonte: Forte na Notícia