-
Publicidade

Dicas ajudam a evitar que fogueira de São João cause problemas respiratórios

21 de junho de 2019
230 Acessos

Com os festejos juninos prestes a começar na capital e no interior da Bahia, é preciso destacar cuidados a serem tomados com um elemento mais que tradicional na festa: a fogueira. Fonte de calor para esta época em que são registradas temperaturas mais baixas, e um ícone da noite que antecede o dia de São João, celebrado em 24 de junho, ela exige atenção pela fumaça que expele, principalmente quando são utilizados alguns materiais específicos em sua composição.

A necessidade do cuidado foi apontada pelo médico do Hospital Santa Izabel Nilvano Andrade, especialista em otorrinolaringologia. “A fumaça é prejudicial a depender também daquilo que está sendo inalado. Se você analisar os tipos de fumaça, cada uma vai ter uma toxicidade diferente. E também o período de contato com cada fumaça vai dizer o tipo de complicação”, destacou o profissional.

As pessoas que já sofrem de doenças respiratórias precisam ter ainda mais cuidado na hora de aproveitar a fogueira segundo o médico. “Quando começa a somar temperatura, inalação de fumaça… você vai começa a detonar a via respiratória”, argumentou ele, que ainda advertiu para a atenção ao nariz. “É importante lembrar que tudo aquilo que chega ao pulmão, chega pelo nariz. Então você tem que tratar bem o nariz, para tratar bem o pulmão”, aconselhou Nilvano.

“A fogueira soma consequências que demandam cuidado”, considerou o otorrino, ao instruir sobre a distância adequada para que ninguém seja privado da tradição. Não se deve ficar tão próximo à fogueira, uma vez que os riscos proporcionados por ela vão além da fumaça.

Outro elemento que precisa ser observado são as roupas utilizadas e o que fazer com elas depois de queimar a fogueira.  De acordo com o médico, é importante que as roupas utilizadas durante a queima da fogueira sejam trocadas assim que a festa acabar. “Quando você tem contato com esse tipo de queima, a roupa vai ficar impregnada, então a roupa vai manter esse contato [com os inalantes]” ressaltou o profissional.

Fonte: Bahia Notícias – Foto – Bahia10

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

Estudo revela a posição sexual mais perigosa
Mais noticias
0 shares34 views
Mais noticias
0 shares34 views

Estudo revela a posição sexual mais perigosa

portbahiadez10 - 20 de setembro de 2019 - 10:30:38

Homens, cuidado! Apesar de comum, é bom ficar atento quando sua parceira sugerir que ela fique por cima durante a…

Papa será presenteado com parte de corpo de Irmã Dulce durante cerimônia no Vaticano
Mais noticias
0 shares34 views
Mais noticias
0 shares34 views

Papa será presenteado com parte de corpo de Irmã Dulce durante cerimônia no Vaticano

portbahiadez10 - 20 de setembro de 2019 - 08:51:19

O Papa Francisco será presenteado com uma parte do corpo de Irmã Dulce, durante a cerimônia de canonização da futura santa,…

Maracás: da Cidade das Flores à terra do vanádio
Mais noticias
0 shares27 views
Mais noticias
0 shares27 views

Maracás: da Cidade das Flores à terra do vanádio

portbahiadez10 - 20 de setembro de 2019 - 08:46:01

O vanádio virou nome até de auto-escola na Cidade das Flores. Cinco anos após o início da operação  da Vanádio…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.